Encontro discute vínculos familiares e uso das tecnologias

Evento tratou da importância de alertar as famílias acerca das fragilidades no convívio entre pais e filhos devido ao uso exagerado das tecnologias digitais no ambiente familiar e social

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso ético, saudável e seguro dos recursos tecnológicos digitais, e em alusão ao Dia Nacional dos Pais, comemorado domingo, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho promoveu ontem,  segunda-feira (12), o I Workshop Desafio Detox Digital na Família.

O secretário Ney Leprevost participou do evento, que aconteceu no auditório da Celepar, em Curitiba, de forma gratuita e aberto a toda a população. “É preciso despertar um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso responsável e inteligente do uso das ferramentas digitais”, ressaltou Leprevost.

RELEVÂNCIA – Entre os temas abordados estão o fortalecimento dos vínculos afetivos na atualidade; a qualidade nas relações humanas e a comunicação real x virtual; o controle parental, segundo o Marco Civil na Internet; e a Pedagogia do Olhar na Família Contemporânea. As palestras foram ministradas pela psicóloga Roseane Bernartt, a pediatra Iolanda Maria Novadski, a educadora Cineiva Campoli Tono e a advogada Maria Christina dos Santos.

Também participou por webconferência o coordenador-geral de Enfrentamento a Vícios e Impactos Negativos do Uso Imoderado de Novas Tecnologias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Daniel Celestino de Freitas Pereira.

DEXTOX DIGITAL PARANÁ – A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho desenvolve ações integradas e interinstitucionais que fazem parte da Força-Tarefa Infância Segura de Combate e Prevenção a Crimes Contra a Criança, idealizada e coordenada pela pasta.

“O workshop teve o objetivo de alertar as famílias paranaenses acerca das fragilidades e superficialidades no convívio e contato entre pais e filhos, devido ao uso exagerado das tecnologias digitais no ambiente familiar e social”, explicou o chefe do Departamento de Justiça e coordenador da Força-Tarefa Infância Segura, Felipe Hayshi.

O encontro integrou as ações do Programa Reconecte – Detox Digital Brasil e Paraná, lançado em 4 de julho em Brasília pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O Paraná foi o primeiro Estado a fazer a adesão ao Programa.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br