Equipes de Saúde de Missal recebem informações sobre o Novo Financiamento de Custeio da Atenção Primária

Equipes da Atenção Primária de Saúde, coordenadores e representantes da Secretaria de finanças do município de Missal, participaram de uma palestra prestando informações relacionadas as principais mudanças do novo financiamento de custeio da Atenção Primária, que passara a valer neste ano de 2020 para Atenção Primaria.

O encontro ocorreu na Sala de reuniões da Estratégia Saúde da Família do Bairro Renascer durante a manhã de terça-feira, dia 04 de fevereiro. As informações foram repassadas pelo Doutor em Saúde Pública, Rubens Griep, Enfermeiro e Servidor do Estado, destacando as principais mudanças e tirando dúvidas.

O novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) é instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, o qual prevê que o repasse dos recursos por parte do Governo Federal a partir do ano de 2020 leve em conta o número de pacientes cadastrados nas unidades de saúde, vulnerabilidade socioeconômica, desempenho das ESF (Estratégia de Saúde da Família) a partir de indicadores como qualidade do pré-natal, controle de diabetes, hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis, pelos atendimentos realizados e registrados pelos profissionais, incentivos e programas específicos e estratégicos.

A Secretária de Saúde Carla Teresinha Laismann, destaca que tal mudança traz preocupações em relação aos indicadores que devem ser alcançados para que não ocorra diminuição de repasse de recurso por parte do governo federal, porém, também destaca que tal mudança faz com que as equipes busquem melhorias no desempenho e planejem ações para alcance das metas.

https://www.cidadesdooeste.com.br/equipes-de-saude-de-missal-recebem-informacoes-sobre-o-novo-financiamento-de-custeio-da-atencao-primaria/