Inscrições para a 1º Festival Infantil de Pesca no Lago Municipal encerram no dia 10 de outubro

7

Já foram arrecadados mais de 290 kg de alimentos com as inscrições

As inscrições para a 1º Festival Infantil de Pesca no Lago Municipal de Missal, encerram nesta quinta-feira, 10 de outubro. Portanto, quem ainda não fez a inscrição, deve se dirigir até a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, levar um kg de alimento e os documentos da criança e do responsável. Até o momento foram arrecadados mais de 290 kg de alimentos com as inscrições, que serão doados ao Provopar Municipal.

O evento será no dia 12 de outubro, a partir das 14h, com uma área própria para Pesca. Somente os inscritos, acompanhados dos responsáveis, terão acesso a esse espaço. Durante a tarde haverá sorteio de diversos brindes. Promessa de uma tarde divertida para as crianças e seus familiares. Cada inscrito deve levar os seus equipamentos de pesca, respeitando o regulamento. Importante observar a importância de uso de protetor solar, roupas adequadas para evitar se queimar no sol.

Para maior comodidade dos participantes, cada um pode levar cadeira, banquetas, como preferir. É importante que cada participante respeite o espaço para que todos possam aproveitar da melhor maneira possível. O estacionamento será no Centro de Eventos, pois não será permitida a entrada de veículos no estacionamento do Lago Municipal. Haverá orientadores de trânsito, porém, pede-se o maior cuidado possível, para que as crianças não corram riscos de acidentes.

Mais informações e o regulamento, podem ser consultados na secretaria e dúvidas pelo fone (45)3244-2094.

REGULAMENTO

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a Prefeitura Municipal de Missal, juntamente com a ANPEMI – Associação Náutica de Pesca Esportiva Missal e LIONS CLUB DE MISSAL, no uso de suas atribuições torna público o regulamento do “1º FESTIVAL INFANTIL DE PESCA NO LAGO MUNICIPAL”, em conformidade com as condições e exigências estabelecidas no presente Regulamento.

1. O que é o “1º FESTIVAL INFANTIL DE PESCA NO LAGO MUNICIPAL.”.

“1º FESTIVAL INFANTIL DE PESCA NO LAGO MUNICIPAL, é um evento recreativo de pesca, na modalidade Pesque e Leve, em barranco, criado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, com o intuito de propor uma integração entre as

crianças do Município, propiciando uma atividade de lazer e descontração aliado ao estímulo do consumo de pescado. Além disso, existe a ocorrência registrada no Lago Municipal de cardumes de Tilápia, e outros peixes inclusive exóticos. O evento contribuirá para o controle populacional destas espécies no Lago Municipal.

2. Local do evento.

Lago Municipal, Rua Floriano Maldaner, nº 1628-1680, Missal – PR, Saída para Foz do Iguaçu.

3. Inscrições

As inscrições são limitadas e antecipadas e serão disponibilizadas somente na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, do dia 30/09 a 10/10/2019, mediante formulário próprio, concordância com as normas deste regulamento. Os interessados deverão apresentar documento de identificação com foto, comprovante de endereço, e 1kg ou 1 litro de alimento não perecível. Somente será permitida a participação de crianças com faixa etária de 01 a 16 anos, devidamente acompanhadas dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos, que assinam pelos mesmos. As inscrições são individuais e intransferíveis, não será permitida a realização de inscrições para terceiros.

Cada inscrito receberá uma pulseira com número de identificação referente à sua inscrição a qual deverá ser utilizada no pulso no dia do evento, sendo essa de responsabilidade do participante. Em caso de perda, extravio ou furto a mesma não será reposta. Será proibido o acesso à área de pesca pelo pescador e acompanhante que não apresentarem a pulseira de inscrição. Os brindes a serem sorteados, serão possíveis apenas para pescadores inscritos no torneio. Os familiares e amigos e demais usuários do Parque/Lago, no dia do evento, não poderão acessar a área destinada aos pescadores.

Os alimentos não perecíveis serão doados a PROVOPAR.

Quadro 1 – Sugestões de alimentos destinados à doação.

Alimentos

Arroz (Kg)

Feijão (Kg)

Açúcar (Kg)

Óleo (Litro)

Leite (Caixinha)

Exceto Sal

4. Programação

Data das Inscrições Presenciais com entrega do Alimento/Produto:

30 DE SETEMBRO DE 2019 ATÉ 10 DE OUTUBRO DE 2019

Local: Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Data do evento: 12/10/2019

Início da pesca: 14h00

Encerramento da pesca: 17h00

Sorteio: 17h00 até 17h30

Divulgação das Fotos: 14/10/2019

Vale lembrar que o evento ocorrerá mesmo com chuva, exceto em casos de tempestades ou chuvas torrenciais.

5. Público alvo

Poderão participar do evento crianças que comprovem residência no Município de Missal, através de um comprovante de endereço. Deverão ser formadas duplas compostas por um adulto (a partir de 18 anos) e uma criança ou adolescente com idade máxima de 16 anos. Não será permitida a participação de um pescador apenas, nem equipe com mais de duas pessoas.

Necessidades Especiais: a equipe pode ser composta por uma criança/adolescente e até dois adultos responsáveis.

6. Organização do evento

No dia do evento serão disponibilizados pontos de apoio ao redor do lago para apoio e esclarecimento de dúvidas. Os participantes poderão contar com o auxílio dos organizadores, devidamente identificados com uniformes, disponíveis nos pontos de apoio e transitando na área delimitada para a pesca.

O pescador deve colaborar com a manutenção e limpeza do Lago Municipal recolhendo e depositando os restos de alimentos, de bebidas, embalagens de papéis, latas, sacos plásticos ou quaisquer outros materiais a serem descartados, em lixeiras disponibilizadas para este fim e que se encontram ao redor do lago.

Normas

a) Equipamentos de pesca

Será autorizado apenas um (1) equipamento por participante, com a presença de apenas um (1) anzol por apetrecho. Será permitido apenas:

ü Caniço;

ü Vara de Bambu (de curto alcance);

ü Vara Telescópicas.

b) Funcionamento

A pesca só será permitida no horário estabelecido no item 4. Os participantes deverão obedecer às instruções. Cada pescador poderá pescar até 06 (seis) unidades, independentes do tamanho ou espécie, e cada equipe é responsável por levar uma caixa para armazenar o pescado. Ao anuncio no sistema de som, avisando da finalização, todos os participantes deverão retirar-se da área de pesca bem como todos os seus pertences e resíduos (lixo).

Os arremessos deverão ser feitos em linha reta e os pescadores deverão respeitar-se, colaborando uns com os outros. Quando o pescador vizinho fisgar um peixe, os demais ao seu entorno deverão retirar seus equipamentos da água para facilitar a captura do peixe.

c) Área da pesca

A área da pesca será delimitada com fita de isolamento. Os pescadores poderão entrar na área de pesca, somente pelos pontos de apoio disponibilizados ao redor do lago, no horário estabelecido, portando sua pulseira identificadora em um dos pulsos. Não será permitida pesca em pontos não delimitado.

Não será permitido:

ü Uso de embarcações;

ü Uso de tarrafas, redes, covos, fly, pesca subaquática, besta; espinhel; boias de arremesso, ou semelhantes;

ü Ceva;

ü Devolver o peixe capturado;

ü Uso de iscas artificiais;

ü Nadar;

ü Permanência de não inscritos em área destinada a pesca;

ü Consumo de bebida alcoólica na área destinada a Pesca.

ü Má conduta;

ü Limpeza de peixes no lago;

ü Equipamentos de som;

O descumprimento a qualquer regra deste regulamento bem como o envolvimento em desavenças, brigas, conflitos, ou mesmo a constatação de má conduta acarretará desclassificação e imediata remoção do local, por autoridade competente.

8. Considerações finais

Os organizadores do “1º FESTIVAL INFANTIL DE PESCA NO LAGO MUNICIPAL, são soberanos nas decisões para o bom andamento do torneio. Portanto, casos omissos a este regulamento serão decididos pelos mesmos.

Caso algum participante sofra agressão verbal ou física o agressor será ELIMINADO do evento.

A organização não se responsabiliza por perdas, danos, roubos ou furtos dos materiais físicos dos participantes, telespectadores ou visitantes, ocorridos antes, durante ou após o término do evento.

Este regulamento estará disponível no evento, e nas redes sociais, apresentado aos participantes no dia da inscrição e lido no dia do torneio, ficando assim todos cientes das regras. Para se inscrever o participante deverá aceitar e declarar ciência e concordância com as normas deste regulamento utilizando o formulário de inscrição disponível.

 

https://www.missal.pr.gov.br/