Secretaria de Saúde do DF recebe próteses mamárias e sutiãs de adaptação

10

A Secretaria de Saúde pretende zerar fila de mulheres que aguardam por próteses mamárias e sutiãs de adaptação no Distrito Federal.

Das 517 que estavam na fila, 217 já receberam a prótese em fevereiro deste ano. Outras 300 ainda aguardam na lista de espera. A Secretaria de Saúde vai entrar em contato com cada uma para agendar a entrega do material.

Essas próteses são usadas por mulheres que precisaram passar pela mastectomia, que é a remoção dos seios, em decorrência do câncer de mama. Lembrando que nesses casos, não se trata de procedimento cirúrgico e sim de uma prótese externa, que vem acoplada a um sutiã. Ela pode ajudar, não só na questão estética e de autoestima, mas também na postura, evitando o curvamento da coluna, em caso de retirada de uma mama só.

Um novo pedido de próteses foi feito pela Secretaria para atender a outras mulheres que entraram numa nova lista de espera em fevereiro.

A distribuição dos sutiãs e das próteses, para reabilitação física, segue uma ordem de registro nessa lista, e exige avaliação do Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 1863 mulheres estão em tratamento da doença em todo Distrito Federal, mas nem todas necessitam fazer a mastectomia.

http://radios.ebc.com.br/reporter-nacional-brasilia/2019/08/secretaria-de-saude-do-df-recebeu-cerca-de-1300-proteses-mamarias