governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, inauguram na segunda-feira (16), em Foz do Iguaçu, o Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof).
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Silva e Luna, participa da solenidade. O Ciof reforçará as ações estratégicas estaduais de combate ao tráfico e ao crime organizado. A estrutura passa a integrar o Parque Tecnológico Itaipu, na Itaipu Binacional.
O investimento total ultrapassa os R$ 3 milhões. O Ciof deve unificar as forças de segurança para o combate aos crimes de fronteira. O projeto foi inspirado em um programa que existe nos Estados Unidos e Foz do Iguaçu recebe a primeira unidade do país.
“Vamos ter agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Receite Federal, das policias estaduais e locais, além de representantes do Departamento Penitenciário e todos vão trabalhar juntos no compartilhamento de informações e planejar operações para prevenir crimes de fronteira”, citou o Ministro, Sergio Moro.
O ministro Sergio Moro também agradeceu a usina de Itaipu que providenciou todo o espaço e os recursos financeiros necessários para que o projeto fosse realizado. “Tanto a Itaipu quanto o Governo do Estado tiveram participação efetiva na realização do projeto, este, que não deve beneficiar apenas Foz do Iguaçu, mas sim todo o país”, encerrou o ministro.