Nos últimos dias uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve nas escolas de Missal apresentando orientações quanto ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo elegeu como tema da campanha deste ano “Tabaco: Uma Ameaça ao Meio Ambiente”.
O tema visa chamar a atenção dos efeitos nocivos à saúde relacionados a toda cadeia de produção do tabaco até a destinação final dos resíduos na industrialização e do consumo nas mais diferentes formas do tabaco.
Ações em Missal
O município desenvolve a prevenção e oferece o tratamento via Ministério da Saúde em parceria com o Instituto do Coração de São Paulo (INCOR) e optou por desenvolver ações educativas junto aos escolares.
Entre as ações, palestras e conversas em sala de aula com o objetivo de sensibilizar os alunos e educadores para a mais nova armadilha da indústria do tabaco chamada cigarro eletrônico ou POD, cujo público alvo, são os adolescentes e jovens, totalmente desinformados dos efeitos nocivos desta nova moda.
Informações aos alunos
Foram repassadas informações referentes ao risco de acidentes graves e até morte, pela possibilidade de explosão. Também houveram esclarecimentos sobre a composição e a concentração de substâncias altamente tóxicas, inclusive medicações, bem como, da gravidade dos efeitos colaterais ao tragarem uma quantidade de nicotina bem mais concentrada nestes do que nos demais cigarros comuns e narguilé.
Os cigarros eletrônicos tem o agravante de conterem sabores para amenizar o efeito de ardência, na garganta ao tragarem, por conta de componentes e ácidos, extremamente prejudiciais as vias aéreas, diminuindo a oxigenação corporal e cerebral.
Por não deixarem resquícios de odor em quem faz uso, exceto aroma no ambiente, características estas de odor e sabor, pelas quais os adolescentes sentem-se atraídos o que permite que escondam dos pais o hábito vicioso.
Muitos pais só percebem seus filhos iniciados neste novo vicio, após presenciarem alterações comportamentais e de sono, bem como grande aumento de ansiedade inclusive déficit no rendimento escolar.
Fontes/imagens: Assessoria.