O índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti em Missal tem acendido o sinal de alerta. O último LIRAa foi de 6,3%, muito acima do preconizado pelo ministério da Saúde. Neste sentido, os Agentes de Endemias de Missal foram novamente para a rua, mas desta vez, para orientar a população quanto a necessidade de prevenção e cuidado.
Na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, foi realizada uma Blitz Educativa com o objetivo de orientar toda a população quanto aos cuidados, principalmente mantendo os lotes limpos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
Neste sábado, 18 de novembro, inclusive se celebra o Dia Nacional de Combate à dengue. Vale ressaltar que os Agentes de Endemias continuam prestando as orientações necessárias periodicamente nas residências, verificando se são encontrados focos do mosquito.
Evitar o acúmulo de água, colocar tela nas janelas, areia nos vasos de plantas, ser consciente com a destinação dos resíduos, desinfetar ralos, limpar as calhas, usar repelente, usar inseticidas e larvicidas, são algumas das dicas que podem auxiliar no combate à Dengue.
O vírus da dengue possui 4 variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos podem causar diferentes formas da doença. Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue.
Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Uma vez que um indivíduo é picado, leva cerca de três a 15 dias para a doença se manifestar.
Os principais sintomas incluem: Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C) Forte dor de cabeça, Dor atrás dos olhos, Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações, Náuseas e vômitos, Tontura, Perda de apetite e paladar.
Além dos Agentes e Endemias, participaram da Ação os vereadores Tati Mascarello, Elmo Pauli, Gringa, Maico Luzzi (Boi), Jair Rauber e o Presidente da Câmara, Jair Rauber.
Fonte/imagem: Assessoria.