A partir desta segunda-feira, dia 5, o serviço ‘Alerta Geada’ começa a operar no Paraná em diversas plataformas. A exemplo de anos anteriores, o objetivo é prever e avisar com antecedência a população em geral – especialmente produtores rurais – sobre a possibilidade de geada para determinada região, para que possam se precaver diante dos riscos.
O ‘Alerta Geada’ é um serviço desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995. São avisos emitidos 24, 48 e até 72 horas horas antes sobre a ocorrência de geadas no Paraná.
Na cafeicultura e silvicultura, por exemplo, o produtor poderá proteger viveiros e as mudas recém-implantadas no campo, evitando danos e prejuízos. Os olericultores, avicultores e suinocultores também utilizam o Alerta Geada para proteger suas hortaliças, aves e suínos.
Mas é importante lembrar que os avisos são de acesso público, ou seja, servem não só para o público do campo, mas também pode servir de grande ajuda para profissionais dos setores do turismo, comércio, mercado financeiro, construção civil, além da população em geral.
Saiba como acessar o ‘Alerta Geada’
site do Simepar
site do IDR-Paraná
telefone do “Disque Geada”: (43) 3391-4500
Canal “Alerta Geada Paraná” no WhatsApp
Aplicativo IDR Clima, disponível no Google Play e na App Store
Redes sociais do IDR-Paraná (Instagram, Facebook e LinkedIn): @idrparana.
FONTE: RIC.COM.BR