O tema Sexualidade foi abordado por profissionais da saúde em escolas da rede municipal de Educação em Missal. O público-alvo foram crianças entre 08 e 10 anos de idade. A Educação Sexual é muito importante nesta fase, pois, pode ser utilizada como forma de prevenção. Receberam palestras sobre o tema a Escola Novo Milênio e a Escola Antonio Raposo Tavares de Vista Alegre.
A Coordenadora da Epidemiologia em Missal, enfermeira Gracieli Andolfatto Cecatto Praxedes informou que os temas abordados com as crianças foram o funcionamento do corpo, higiene e cuidados necessários e ntre outras situações pertinentes ao cotidiano das crianças, que inclusive, possuem muitas dúvidas sobre o assunto.
A enfermeira relatou que encontrou grupos bem interativos, participativos, que realizaram perguntas a fim de tirar as dúvidas. “Abordamos o tema com uma linguagem adequada a faixa etária, e a receptividade superou nossas expectativas e isso deixa, nós profissionais, muito satisfeitos, as atividades e o tempo foi bem aproveitado”, descreve Gracieli.
A Educação Sexual permite ainda a proteção contra abusos sexuais e ajuda a evitar casos de gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis. Vale lembrar que a escola tem um papel protetivo na vida da criança e do adolescente. E os educadores precisam estar atentos as mudanças de comportamento dos alunos, por exemplo.
Fonte/imagem: Assessoria.