Neste ano de 2023, quando se comemoram os 201 anos da Independência do Brasil e ano em que se celebrou os 60 anos de Fundação de Missal, o município preparou o Desfile Cívico de 07 de setembro que teve início as 8h da manhã e ocorreu na Avenida Dom Geraldo Sigaud.
Nem mesmo o início da chuva atrapalhou o transcorrer do desfile que contou com a participação de Escolas, Colégios, representantes do Poder Público, tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo, além de autoridades civis, militares e eclesiásticas. O evento contou com a participação de instituições e entidades.
Estiveram representadas entidades como a Acimi (Associação Comercial e Empresarial de Missal), Clube 19 de Março, CTG Porteira Nova, Mateadores, Rancho Sertanejo, Acamis (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Missal), Artemi (Associação dos Artesãos de Missal).
A Polícia Civil e Polícia Militar representando as forças de segurança existentes em Missal estiveram no desfile, acompanhados dos policiais mirins. O SAMU, vinculado a secretaria de Saúde, também esteve representado com a presença do Samuzinho, mascote que encanta e chama a atenção das crianças, principalmente e ainda membros do Conselho Tutelar.
Quem também enviou representantes foi a Associação Cultural Deutsches Fest, que desde 2019 foi criada a fim de coordenar as atividades da Maior Festa Típica do Oeste do Paraná, a Festa Alemã de Missal. Instituições financeiras como Sicredi, Banco do Brasil e Sicoob, também marcaram presença, da mesma forma que a Lar Cooperativa Agroindustrial e LarCredi.
Fonte/imagem: Assessoria.