Na última terça-feira (10/09), policiais federais promoveram uma ação de prevenção ao uso de entorpecentes na cidade de Medianeira. A atividade foi direcionada aos colaboradores do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz e fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que tem como foco a conscientização dos profissionais sobre temas de saúde e segurança no trabalho.
A ação da Polícia Federal incluiu uma palestra conduzida pelo Perito Criminal Federal Marcelo Dias, que abordou as características de diferentes drogas e os danos que o consumo de entorpecentes pode causar à saúde humana. O objetivo foi sensibilizar os trabalhadores do hospital sobre os riscos associados ao uso de drogas, especialmente em uma região sensível devido à proximidade com áreas de fronteira, comumente utilizadas para o tráfico de substâncias ilícitas.
Além da palestra, os participantes puderam acompanhar uma demonstração com cães farejadores da Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu. Os cães são parte essencial das operações antidrogas, demonstrando, na prática, como são treinados para identificar e combater o tráfico de entorpecentes.
A Polícia Federal, além de suas ações repressivas, também foca em atividades educacionais e preventivas, visando a conscientização da população e o combate às drogas por meio de informações que auxiliam na prevenção e proteção à saúde e ao bem-estar. A iniciativa reflete o compromisso da instituição em atuar tanto na repressão quanto na prevenção ao tráfico e ao uso de drogas.
Redação: Guia Medianeira / com informações do setor de Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu