Nesta quarta-feira (05), a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou mais uma ação alusiva ao “Dia do Meio Ambiente”.
A ação faz parte do programa “Encontros e Caminhos” aconteceu na comunidade de Linha São José, na propriedade do Irineu Mattei.
Com ajuda dos alunos da 8ªC do CEPEM (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis), a equipe da Secretaria e os integrantes do Coletivo Educador (projeto da Itaipu Binacional) realizaram o plantio de 150 mudas de árvores, nativas e frutíferas.
Segundo o Engenheiro Ambiental Rafael Mognol, esse trabalho de recuperação de nascentes teve início em março deste ano.
“O proprietário procurou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente meses atrás para pedir ajuda no trabalho de recuperação desta nascente, pois outra propriedade aqui perto, utiliza a água, que estava contaminada. Com isso, no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, nós iniciamos o trabalho e hoje estamos finalizando com o plantio de mudas”, explicou.
A professora Claudimeri Terezinha Joner Sbabo acompanhou a turma de alunos e ficou encantada com a atividade.
“Ações extracurriculares completam o aprendizado em sala de aula. Eu acredito que eles aprenderam muito e eu achei um máximo essa atividade”, destacou a docente.
Após algumas orientações e fala de autoridades, os alunos do CEPEM receberam as mudas para o plantio. O Engenheiro Ambiental Rafael Mognonl demonstrou a maneira correta de se realizar a atividade e, na sequência, cada aluno fez a sua parte.
A aluna Maria Eduarda Donel também destacou a importância do plantio.
“É muito importante para a natureza e pra nós, pois ajudamos a natureza. Eu achei que não seria tão legal assim e vale a pena aprender coisas novas”, comemorou.
Da mesma forma, os demais alunos aproveitaram para conhecer as diferentes mudas que foram disponibilizadas e também, o rio e a nascente que foram recuperados.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner, destacou o empenho da administração pública em cuidar e desenvolver ações voltadas para o meio ambiente.
“Estamos priorizando muitas ações nessa Semana do Meio Ambiente, como recolha de pneus e materiais eletrônicos, visitas a propriedades, frisando a questão da reciclagem, levando alunos para conhecer o aterro sanitário e o barracão dos catadores, onde destacamos o processo de reciclagem. Contamos com muitos parceiros, como Emater, CAPA, Itaipu Binacional, entre outros. E com isso, o trabalho acontece da melhor forma possível. Nossa equipe também está bem empenhada para desenvolver essas ações”, explicou Fetzner.
A Emater é uma das parceiras e o Técnico de Agropecuária da entidade em Missal, Ronaldo Fochesatto, participou da atividade de plantio de mudas. Ele aproveitou o momento para explicar mais para os alunos e demais presentes sobre a importância dessa recuperação de nascentes.
Foram disponibilizadas mudas de Ipê, Cedro, Peroba, Pitanga, Cereja, Ingá, Angico, Jabuticaba e Ameixa Nêspera. No Jornal da Nativa 2ª Edição desta quinta-feira (06) você confere todos os detalhes, com as entrevistas dos participantes.
Confira algumas fotos abaixo.
Redação: Daiane Staub / Fotos: Daiane Staub