De acordo com a Prefeitura do Rio, o Flamengo optou por reabrir o centro de treinamentos mesmo após ser sido lacrado, ainda na reta final de 2017. A administração do município diz ainda que o alvará de funcionamento não foi concedido uma vez que o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros não foi apresentado pelo clube. O documento permitiria o uso do espaço.No comunicado da Prefeitura, também é externado que o CT, cujo incêndio desta manhã culminou em dez vítimas fatais e três feridos, “não consta do último projeto aprovado pela área de licenciamento, em 05/04/18, como edificada”. No documento, a região estaria descrita como estacionamento.
Contudo, a atual licença é válida até o dia 8 de março, o que torna, levando em conta o que foi publicado pela Prefeitura, dúbia a nota divulgada.
O comunicado segue: “A Prefeitura vai determinar a abertura de um processo de investigação para apurar as responsabilidades”. Na nota, cabe destacar, é salientado que os Centros de Treinamento do Vasco (CT das Vargens ou CT do Almirante) e do Fluminense (CT Pedro Antônio) também não têm alvará.
CONFIRA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA
I) CT Presidente George Helal, conhecido como Ninho do Urubu:
1) Na setor de edificações, na área de urbanismo, a atual licença do CT tem validade até 08/03/2019;
2) A área de alojamento atingida pelo incêndio não consta do último projeto aprovado pela área de licenciamento, em 05/04/18, como edificada. Em nenhum pedido feito pelo Flamengo existe a presença de um alojamento na área em questão;
3) No projeto protocolado, a área está descrita como um estacionamento de veículos e não como um alojamento;
4) Não há registros de novo pedido de licenciamento da área para uso como dormitórios;
5) Na área de Alvará de Funcionamento, há registro de pedido em setembro de 2017. A consulta prévia foi deferida e foram solicitados os documentos necessários para a obtenção do alvará de licença para estabelecimento;
6) O certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros não foi apresentado, portanto, o alvará não foi concedido;
7) Por estar em funcionamento sem o devido alvará foram lavrados quase 30 autos de infração;
8) Além disso, foi emitido edital de interdição em 20/10/17;
9) Diante de tudo acima listado, a Prefeitura vai determinar a abertura de um processo de investigação para apurar as responsabilidades no caso do incêndio ocorrido hoje (08/02).