Mesmo com a redução do índice comparando ao último levantamento, ainda está em número acima do preconizado
O índice de infestação do Mosquito Aedes Aegypti em Missal diminui em relação ao último levantamento do LIRAa (Levantamento rápido do índice de Infestação por Aedes Aegypti). De acordo com o levantamento realizado pelos agentes de endemias, o índice no município de Missal é de 2,2%, acima do preconizado que é 1%, portanto, com o aumento do volume de chuvas e o aumento das temperaturas, o cuidado da população deve ser redobrado.
O índice nos dois Distritos de Missal, ainda é mais preocupante. No distrito do Portão Ocoí, o índice é de 2,7%, mas no Distrito de Dom Armando o índice chegou a 7,69% de infestação, um número assustador, já que é muito acima do preconizado. Os maiores focos de infestação ainda são o lixo, depósitos fixos, pequenos depósitos móveis e depósitos de armazenamento baixo, ou seja, potes, vasos de flores, bebedouros de animais, entre outros.
Apesar da infestação ter números preocupantes, não há ocorrência de muitos casos de dengue, porém houveram muitas notificações. Segundo informações do setor de epidemiologia de Missal, foram 38 notificações, sendo dois casos confirmados, um importado, e outro autóctone. Portanto, é importante que a população continue com os cuidados, eliminando qualquer material que possa acumular água, pois se há mosquito e há casos confirmados, há também a possibilidade que surjam novos casos.
Fonte: Assessoria pref. Missal