Nesta manhã, muitos moradores de Missal e região tem publicado em suas redes sociais, fotos e prints das baixas temperaturas que estão sendo marcadas desde ontem (20). A previsão do tempo para essa segunda-feira (21) é de no máximo 21 ºC.
O domingo (20) amanheceu frio, bem frio, em Missal. Essa condição já era esperada, uma vez que a previsão do tempo já havia alertado para a passagem de uma frente fria na última semana. Mas, a ‘primeira’ grande friagem do ano, sempre parece ‘mais gelada’.
O meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Samuel Braun, explica que atrás da frente fria, veio uma massa de ar polar, e é justamente ela a responsável pela queda da temperatura.
Praticamente todas as regiões do Estado apresentam temperaturas mais baixas, incluindo a região Norte, habitualmente mais quente. E, esse friozinho deve permanecer por alguns dias.
Geada
Apesar do frio desta madrugada e da manhã deste domingo, as condições meteorológicas, de acordo com Braun, não eram propícias para geadas. “Acredito que se houve, foi de pouca intensidade e em regiões bem específicas, mas, nada significativo”, diz. “Para que ocorra a geada é preciso que haja condição meteorológica, o que não ocorreu. Apesar de bastante frio, ventou muito e o vento inibe a formação de geadas”, explica.
Mas, para a hoje (21), existe uma possibilidade maior de que as geadas atinjam várias regiões. “Inclusive em algumas regiões do interior”, comenta. “As rajadas de vento então diminuindo e a há a previsão de sol em vários locais, isso aumenta a possibilidade de geadas”.
Fonte: Guia Missal com inf. Massa News.
