O deputado Ratinho Junior (PSD) apresentou, nesta quinta-feira, 9, uma emenda de R$ 8 milhões ao orçamento do Estado para 2018, para construção do Colégio Militar no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, em Cascavel. “São recursos que vão garantir a implantação do Colégio Militar e, desde já, conto com o apoio dos deputados para que a emenda seja incluída no orçamento, carimbando o dinheiro para a execução das obras”, disse Ratinho Junior.
Conforme estudo dos arquitetos Thiago Assad, Helio Marzalek Junior e Loren Fabro – apresentado por Ratinho Junior -, o colégio vai atender 1,5 mil estudantes até 2020, terá 25 mil metros quadrados em dois blocos com 16 salas de aula, além de salas administrativas, sala de professores e um ginásio de esporte. Em fase final de construção, o Centro de Atletismo tem uma área de 87 mil metros quadrados, dos quais 8 mil metros quadrados já estão ocupados.
(Foto: Divulgação)
“Colégios militares que têm excelência na educação, podem ser implantados nas grandes cidades ou nas Regiões Metropolitanas das grandes cidades do Paraná. A referência que temos é do Colégio da Polícia Militar de Curitiba”, disse Ratinho Junior.
Segundo estudo apresentado por Ratinho Junior, a estrutura do novo colégio pode abrigar bloco multiuso para laboratórios de pesquisas e salas de estudo. O espaço pode ter uma grande praça, estacionamento, refeitório, calçamento e uma estrutura de aço em um desenho irregular que poderá ser ocupado por laboratórios e salas.
Os blocos de ensino, de três pavimentos, são distribuídos em térreo com administração, salas de apoio e professores, dois pavimentos de salas de aula e o último reservado à biblioteca e salas de estudo. A edificação valoriza a iluminação e ventilação natural, poderá contar com reuso de água da chuva e uma grande cobertura para painéis solares. O ginásio pode ser construído em estrutura pré-moldada, aço e vidro, e vai contar com quadra poliesportiva, arquibancada e banheiros.