Os eleitores de Missal terão o prazo de 06 de maio a 29 de outubro para efetivar o recadastramento em Medianeira
A partir de segunda-feira, 06 de maio, inicia o recadastramento biométrico para os eleitores da 114ª Zona Eleitoral, a qual pertence o município de Missal. O recadastramento é obrigatório e os eleitores que não efetuarem não estarão aptos para votar na próxima eleição, pois terão o título de eleitor cancelado, o que acarreta problemas com a justiça eleitoral. O prazo para recadastrar é o dia 29 de outubro.
Segundo a Justiça Eleitoral, por intermédio do Cartório Eleitoral, que representa a 114ª Zona Eleitoral, o procedimento foi regulamentado pela Resolução TRE/SP 461/2018 e visa garantir atualização e integridade do cadastro de eleitores, de modo a prevenir erros e fraudes. O endereço para o recadastramento é Rua Espirito Santo, 2161, Bairro Nazaré, município de Medianeira-PR. O atendimento do Fórum eleitoral de Medianeira ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h as 19h.
Maiores de 70 anos também devem comparecer ao Fórum Eleitoral de Medianeira para realizar o recadastramento Biométrico. Aos jovens entre 16 e 18 anos o voto é facultativo, mas pede-se que façam o título de eleitor, para desde cedo participarem diretamente dos pleitos, exercendo o direito de votar, e fazendo parte dos processos eleitorais.
É necessária a apresentação dos seguintes documentos:
– Documento com foto
– Comprovante de residência ou de trabalho nas cidades da Zona 114ª
– Título de Eleitor
Observação: Caso você tenha perdido seu título leve os documentos acima que o recadastramento será feito normalmente.
A Justiça Eleitoral convoca a todos os eleitores, inclusive os maiores de 70 (setenta) anos para o recadastramento biométrico, em que pese o voto lhes seja facultativo.
Recadastramento
Para o recadastramento do eleitor são coletados os dados biométricos por meio de sensores de scanner de alta definição, que armazenam as impressões de todos os dez dedos das mãos, além de digitalizar a assinatura e anexar uma foto do eleitor.
O TRE ressalta que quem não realizar o recadastramento biométrico terá o seu título de eleitor cancelado. O que pode acarretar em vários problemas, como, por exemplo, não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo público, não obter passaporte ou carteira de identidade.
Para atualizar o cadastro basta comparecer ao cartório eleitoral da sua cidade portando um documento oficial com foto e comprovante de residência.
SERVIÇOS
Para que o recadastramento seja feito, o Cartório Eleitoral, localizado em Medianeira, irá atender com horário estendido a ser previamente definido. E ao todo 10 guichês estarão disponíveis para o procedimento.
As cidades de Missal e Serranópolis do Iguaçu, contarão com transporte para os eleitores se locomovem até o local. A estimativa é que mais de 45 mil eleitores realizem o recadastramento.
Para quem não deseja enfrentar filas e muita espera, será realizado um agendamento on-line, que será disponibilizado no site do TRE dez dias antes do início do recadastramento.
Também haverá pontos de agendamento no CRAS e no CREAS dos municípios para melhor atender a população.
A Chefe de Cartório, Adeline Mirando Gasparelli, garantiu que a preocupação é evitar filas e prestar um atendimento objetivo e com a funcionalidade de recadastrar os eleitores: “Para quem deseja evitar filas, o agendamento é o grande diferencial oferecido pelo TRE “.
Com informações do Guia Medianeira